segunda-feira, 6 de maio de 2013
A NOVA SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM - atividade PROINFO 1.1
Aprender tornou-se indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico do cidadãos. Mas na sociedade dp conhecimento, onde as pessoas aprendem cada vez mais coisas, é necessário que se aprenda de outra maneira, uma nova cultura da aprendizagem é necessária, conceber e gerir o conhecimento de uma perpectiva cognitiva ou social. E a escola não deve ignorar isto.
O que deve ser feito é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação , proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação. Dotar os alunos de capacidades de aprendizagens que lhes permitam utlizar estrategicamente a informação que recebem, para que possam converter essa informação em um saber ordenado, conhecimento verdadeiro. Pois, não existe mais saberes ou pontos de vistas absolutos - vivemos na era da incerteza - é preciso formar os alunos para aprender a conviver com a diversidade de perspectiva, dialogar com a incerteza, com a existência de múltiplas interpretções, para construir, a partir delas, o próprio ponto de vista. Precisamos formar o aluno para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagens adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem, ou seja, capacidade de gestão do conhecimento/gestão metacognitiva. São cinco tipos de capacidades para a gestão metacognitiva do conhecimento: competências para aquisição de informação, interpretação da informação, análise da informação, compreensão da informação e comunicação da informação. Mas esta nova cultura da aprendizagem exige principalmente mudanças de mentalidade do aluno e do professor, um novo perfil.
O que deve ser feito é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação , proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação. Dotar os alunos de capacidades de aprendizagens que lhes permitam utlizar estrategicamente a informação que recebem, para que possam converter essa informação em um saber ordenado, conhecimento verdadeiro. Pois, não existe mais saberes ou pontos de vistas absolutos - vivemos na era da incerteza - é preciso formar os alunos para aprender a conviver com a diversidade de perspectiva, dialogar com a incerteza, com a existência de múltiplas interpretções, para construir, a partir delas, o próprio ponto de vista. Precisamos formar o aluno para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagens adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem, ou seja, capacidade de gestão do conhecimento/gestão metacognitiva. São cinco tipos de capacidades para a gestão metacognitiva do conhecimento: competências para aquisição de informação, interpretação da informação, análise da informação, compreensão da informação e comunicação da informação. Mas esta nova cultura da aprendizagem exige principalmente mudanças de mentalidade do aluno e do professor, um novo perfil.
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